As propagandas comuns invadem a vida das pessoas, como se todos estivessem interessados em um determinado produto ou serviço. Nesse contexto, onde a publicidade tem problemas para encontrar seu público alvo, surge o conceito de Inbound Marketing.

Ao invés de procurar agulha no palheiro, o Inbound Marketing atrai os clientes por meio de conteúdo relevante. Isso gera uma comunicação eficiente com quem realmente está interessado no assunto em questão. Nessa fase de atração, a empresa deve usar diversas ferramentas para propagar a informação: blog, site, mídias sociais.

O importante é oferecer conhecimento. Por exemplo, uma vinícola pode criar conteúdos sobre armazenamento, degustação, possíveis combinações de vinhos com comidas, entre outras tantas coisas. Criatividade é fundamental para associar os serviços prestados pela empresa com temas relevantes do dia a dia.

Depois de atrair leitores para o blog, site e redes sociais, chegou a hora de estreitar esse relacionamento. O landing pages é um forma eficaz de fazer isso, ainda no exemplo da vinícola, a empresa oferece um ranking com os 100 melhores vinhos do ano, porém, para receber o material o cliente deve preencher um formulário. Na prática, a empresa oferece conteúdo de grande qualidade em troca de informações pessoais.

Com as informações em mãos, a empresa tentará converter o leitor assíduo em cliente. Um desses métodos é o email marketing, no qual mais uma vez a empresa oferece um conteúdo relevante, mas no final, o produto ou serviço também é oferecido. O email é apenas o estimulante para algo maior, adquirido com a aquisição do produto.

Por fim, agora que o cliente já comprou o produto, está na hora de fidelizar esse consumidor. Continue oferecendo novos produtos ou serviços, além disso, ofereça conteúdo gratuito de acordo com o nível do interessado. No exemplo dos vinhos, você terá clientes especializados – com entendimento profundo sobre uvas, entre outros detalhes –, mas também atenderá gente que está começando a apreciar a bebida. É importante produzir conhecimento para todos os perfis.

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